Gênero Lírico = quando um “eu” registra sua subjetividade (emoções).
Gênero dramático = quando personagens representam uma ação (diálogo + palco).
Texto escrito em versos. Narrador-observador, narrado em 3ª pessoa. Narração de uma história de um povo. Envolvem aventuras, guerras, viagens, gestos heroicos e um tom de exaltação - valorização - dos heróis e seus feitos.
Foco narrativo
Narrativa em 1ª pessoa (narrador personagem) = O narrador pode ser uma das personagens, participa da ação e relaciona-se com outras personagens. Narrativa em 3ª pessoa (narrador observador) = Não participa da história, relata ações praticadas por outros.
NARRATIVA = ÉPICO
Em Resumo
FORMAS: Epopéia (em versos) - Romance - Novela - Conto - Crônica - Fábula (em prosa). Predominância da objetividade (verossimilhança = verdade). Narra algo.EPOPÉIA = narra a grandeza de heróis, símbolos (arquétipos) de uma coletividade.
ROMANCE - NOVELA - CONTO = narram os conflitos entre os indivíduos e o mundo e consigo próprios.
O Herói
Hércules |
- O Herói Clássico
O herói clássico é aquele que tem características além da capacidade do ser humano. São semideuses da mitologia grega e os protagonistas das epopéias. São protegidos pelos deuses e tem o destino traçado. Suas lutas são sempre por causas coletivas, nas quais eles assumem o papel de representantes de seu povo. São poderosos, fortes, corajosos e predestinados a cumprir uma determinada missão.
Rei Arthur |
- O Herói Romanesco
O herói romanesco surgiu nos romances de cavalaria medievais (época áurea do cristianismo = “Rei Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda”) e chegou às obras do Romantismo no século XIX. Ele também está acima dos homens comuns, mas abaixo dos deuses. São fortes, corajosos, íntegros e valentes.
Batman |
- O Herói Problemático
O herói problemático é o mais humano de todos. Ele se sente, muitas vezes, moralmente abaixo dos homens comuns, vive num mundo capitalista e sofre com a diferença de classes e os valores dúbios da sociedade, expondo fraqueza e contradições.
Harry Potter |
- O Herói Moderno
O herói moderno é o anti-herói. Seu palco pode ser o labirinto da cidade, onde ninguém se encontra. O heroísmo moderno advém da própria sobrevivência numa constante situação de conflito, angústia e solidão, num mundo degradado.Gênero Lírico
Relação intuitiva e interiorizada do escritor com o mundo. Texto no qual um EU LÍRICO (a voz que fala no poema) exprime suas emoções, idéias e impressões ante o mundo exterior. Manifestação de uma individualidade.
POEMA = Forma escrita (Normalmente em VERSOS = cada linha que compõe o texto poético e que formam ESTROFES = conjunto de versos).
POESIA = O encantamento (a emoção) sobre as coisas da vida.
Gênero Dramático
Segundo Aristóteles, é aquele gênero que imita a realidade por meio de personagens em AÇÃO e NÃO da narração. Texto destinado à representação, através de atores que dialogam (DIÁLOGO) e agem (AÇÃO). Apresenta a encenação de um texto.
0 comentários:
Postar um comentário
Comente algo sobre a postagem ~